Portugal | 1989 | 35mm | pb | 95’
Uma terra de província. Natal, fim de ano. Dois irmãos. Vicente tem 17 anos; Nino, 10. Juram guardar um segredo, que tem a ver com as frequentes ausências do pai. Apenas uma rapariga, Clara, partilha esse segredo com Vicente.
Direção e argumento: Pedro Costa
Produção: Trópico Filmes
Direção de produção: Victor Gonçalves
Fotografia: Martin Schäfer
Montagem: Manuela Viegas
Som: Pedro Caldas
Edição de som: Ana Silva
Música: The The, Igor Stravinsky
Elenco: Pedro Hestnes, Nuno Ferreira, Inês Medeiros, Luis Miguel Cintra, Canto e Castro, Isabel de Castro, Henrique Viana, Luís Santos, Manuel João Vieira, Sara Breia, José Eduardo, Ana Otero, Pedro Miguel, Miguel Fernandes
Portugal/França/Alemanha | 1994 | 35mm | cor | 110’
No início é o ruído, o desespero e o abuso. Mariana quer sair do inferno. Estende a mão a um homem meio morto, Leão. Mariana, plena de vida, pensa que talvez possam escapar juntos, que pode trazer o homem morto para o mundo dos vivos. Sete dias e sete noites mais tarde, percebe que estava enganada, trouxe um homem vivo para o meio dos mortos.
Direção e argumento: Pedro Costa
Produção: Madragoa Filmes
Coprodução: Gemini Films, Pandora Film (Karl Baumgartner)
Produtor: Paulo Branco
Fotografia: Emmanuel Machuel (AFC)
Montagem: Dominique Auvray
Som: Henri Maikoff
Edição de som: Jean Dubreuil
Música: Raul Andrade, Travadinha, Finaçon, Prince Nico M’Barka, Paul Hindemith
Elenco: Inês Medeiros, Isaach de Bankolé, Edith Scob, Pedro Hestnes, Sandra do Canto Brandão, Cristiano Andrade Alves, Raul Andrade, João Medina, João Gomes de Pina, Amália Tavares, Clotilde Montrond, Alina Montrond, António Andrade, Manuel Andrade, Daniel Andrade, António Lopes, Sidónio Pais, Joaquim Antunes, Joaquim Carvalho, Mónica Calle
Participação especial: Luis Miguel Cintra, Isabel de Castro
Portugal/França/Dinamarca | 1997 | 35mm | cor | 94’
Estrela de África, um bairro crioulo dos arredores de Lisboa. Um bebê de poucos dias irá sobreviver a várias mortes. Tina, a sua jovem mãe, pega-lhe ao colo e abre o gás. Resgatado pelo pai, ele dormirá nas ruas da cidade alimentado pelo leite da caridade alheia. Por duas vezes, quase será vendido, por desespero, por amor, por quase nada.
Direção e argumento: Pedro Costa
Produção: Madragoa Filmes
Coprodução: Gemini Films, Zentropa Productions
Produtor: Paulo Branco
Fotografia: Emmanuel Machuel (AFC)
Montagem: Jackie Bastide
Som: Henri Maikoff
Edição de som: Jean Dubreuil
Música: Wire, Os Sabura
Elenco: Vanda Duarte, Nuno Vaz, Maria Lipkina, Isabel Ruth, Inês Medeiros, Miguel Sermão, Berta Susana Teixeira, Clotilde Montrond, Zita Duarte, Beatriz Lopez, Luísa Carvalho, Aresta, Ana Marta, Iuran, Ricardo Tavares, Carolina Eira
Portugal/Alemanha/Suíça | 2000 | 35mm | cor | 178’
“A vida só me tem dado desprezos. Morar em casas-fantasma que outras pessoas deixaram. Estive em casas em que nem uma bruxa queria lá morar. Mas também estive em casas que valiam a pena. Todas as casas que ocupei eram casas clandestinas. Foram casas que as pessoas abandonaram, mas, se estivesse lá uma pessoa de bem, eles até não mandavam abaixo. E olha, foi assim, casa atrás de casa. Já paguei mais pelas coisas que não fiz que pelas coisas que fiz.”
Direção e fotografia: Pedro Costa
Produção: Contracosta Produções
Produtor: Francisco Villa-Lobos
Montagem: Dominique Auvray
Som: Philippe Morel, Matthieu Imbert
Edição de som: Waldir Xavier, Jean Dubreuil
Música: György Kurtág
Elenco: Vanda Duarte, Zita Duarte, Lena Duarte, Manuel Gomes Miranda, Diogo Pires Miranda, Evangelina Nelas, Miquelina Barros, António Semedo, Paulo Nunes, Paulo Jorge Gonçalves, Pedro Lanban, Fernando José Paixão, Julião, Geny
Portugal/França | 2001 | 35mm | cor | 104’
Enquanto Danièle Huillet e Jean-Marie Straub procedem à montagem da terceira versão de Gente da Sicília, Pedro Costa filma uma “comédia de remontagem”. Por detrás da sua paciência no trabalho, terna e violenta, os dois cineastas revelam uma certa ideia do cinema, do seu cinema e da sua vida conjugal. Pedro Costa conduz-nos ao centro do próprio cinema, numa viagem espaço-temporal única, e oferece ao cinéfilo o presente mais belo com que pode sonhar: participar do interior, no ato de criação cinematográfica. O filme faz parte da série “Cinéma, de notre temps”, dirigida por André S. Labarthe e Jeanine Bazin.
Direção: Pedro Costa
Colaboração: Thierry Lounas
Produção: Contracosta Produções
Produtor: Francisco Villa-Lobos
Fotografia: Pedro Costa, Jeanne Lapoirie
Montagem: Dominique Auvray, Patrícia Saramago
Som: Matthieu Imbert
Edição de som: Patrícia Saramago
Elenco: Danièle Huillet, Jean-Marie Straub
Portugal/França | 2003 | DVCam | cor e pb | 18’
Com base em cenas não utilizadas na montagem de Onde jaz o teu sorriso?, Pedro Costa editou seis curtas. Aqui podemos seguir Danièle Huillet e Jean-Marie Straub na remontagem de um de seus filmes numa sala de aula.
Direção e fotografia: Pedro Costa
Colaboração: Thierry Lounas
Produção: Contracosta Produções
Montagem: Patrícia Saramago
Som: Matthieu Imbert
Música: Anton Webern
Elenco: Danièle Huillet, Jean-Marie Straub
Portugal/França/Suíça | 2006 | 35mm | cor | 154’
Depois de Ossos e No quarto da Vanda, Pedro Costa regressa ao bairro das Fontainhas para retratar as comunidades que o habitam. Por meio do olhar de Ventura, um imigrante cabo-verdiano, operário da construção civil reformado, assiste-se às transformações radicais de uma comunidade habituada a viver em barracos e à sua integração num bairro dito "social". Há um início de vida mais digno, legal e salubre, mas também o fim de uma certa ideia de solidariedade que existia num cotidiano precário.
Direção: Pedro Costa
Produção: Contracosta Produções
Produtor: Francisco Villa-Lobos
Fotografia: Pedro Costa, Leonardo Simões
Montagem: Pedro Marques
Som: Olivier Blanc
Edição de som: Nuno Carvalho
Música: Os Tubarões, György Kurtág
Elenco: Ventura, Vanda Duarte, Beatriz Duarte, Gustavo Sumpta, Cila Cardoso, Isabel Cardoso, Alberto Barros “Lento”, António Semedo, Paulo Nunes, José Maria Pina, André Semedo, Alexandre Silva “Xana”, Paula Barrulas
Portugal | 2007 | DVCam | cor | 24’
A vida cotidiana em Fontainhas, um bairro no subúrbio de Lisboa. O filme faz parte do projeto “Memories”, uma iniciativa do Festival Internacional de Cinema de Jeonju.
Direção e fotografia: Pedro Costa
Produção: Pedro Costa, Jeonju International Film Festival – Jeonju Digital Project 2007
Montagem: Cláudia Oliveira
Som: Olivier Blanc, Vasco Pedroso
Elenco: Alfredo Mendes, Ventura, José Alberto Silva, Isabel Cardoso, Arlindo Semedo, António Semedo
Portugal/França | 2009 | 35mm | pb | 98’
Ne change rien começou como parte da amizade entre a atriz Jeanne Balibar, o engenheiro de som Philipe Morel e Pedro Costa. Com a obsessão que lhe é peculiar, Pedro Costa filmou durante cinco anos Jeanne Balibar se transformar em cantora: dos ensaios às sessões de gravação, dos concertos de rock às aulas de canto clássico.
Direção e fotografia: Pedro Costa
Produção: Sociedade Óptica Técnica
Produtor associado: Cinematrix (Yano Kazuyuki)
Produtor: Abel Ribeiro Chaves
Montagem: Patrícia Saramago
Som: Philippe Morel, Olivier Blanc, Vasco Pedroso
Edição de som: Miguel Cabral, Olivier Blanc
Elenco: Jeanne Balibar, Rodolphe Burger, Herbé Loos, Arnaud Dieterlen, Joël Theux
França | 2006 | Beta | cor | 80’
Com esse filme, Aurélien Gerbault nos convida a conhecer o cineasta português Pedro Costa e a testemunhar o processo de filmagem de seu filme Juventude em marcha (2006).
Direção e roteiro: Aurélien Gerbault
Colaboradores: Pedro Costa, Ventura, José Tavarés Borgés, Pedro Marques, Olivier Blanc, Hugo Azevedo, Gustavo Sumpta, Ivan Rodriguez, “Canequinha” Johnson, Katuta Branca
Produção: Qualia Films
Produtor: Benjamin de Lajarte
Fotografia: Frédéric Serve
Montagem: Anne Souriau
Som: Aurélien Gerbault
Edição de som: Alexandre Hecker
França/Brasil/China/Portugal/Tailândia | 2007 | 35mm | cor | 105’
Seis cineastas, seis olhares sobre o mundo. No cruzamento desses olhares, um lugar de reflexão, dinâmico e radicalmente interrogativo; um lugar de desafio ao futuro. Se for verdade que são seis filmes independentes, cada um deles portador de um olhar único e pessoal sobre aspectos diversos de pequenas partes do mundo, também é verdade que da visão do seu conjunto, do cruzamento desses olhares, resulta outro olhar, metafórico e forçosamente prospectivo e universal, que encerra em si chaves para a apreensão do estado do mundo atual. Compõem o filme: Luminous People, de Apichatpong Weerasethakul; Germano, de Vicente Ferraz; One Way, de Ayisha Abraham; Brutality Factory, de Wang Bing; Tombée de nuit sur Shangaï, de Chantal Akerman; e Tarrafal, de Pedro Costa.
Direção: Apichatpong Weerasethakul, Vicente Ferraz, Ayisha Abraham, Wang Bing, Pedro Costa, Chantal Akerman
Produtor: Luís Correia
Produção: LX Filmes
Roteiro: Vários
Fotografia: Vários
Música: Clay Kelton
CARTA BRANCA A PEDRO COSTA
Estados Unidos | 1965 | 16mm | pb | 66’
O filme observa Edie Sedgwick em uma cama seduzindo (seduzido por?) Gino Piserchio. Fora da tela, o ex-amante de Edie, Chuck Wein, insulta e trai. Tudo é performance, atuação; é como estar em um julgamento em que todos (público, artistas, diretor) podem ser culpados.
Direção: Andy Warhol
Elenco: Edie Sedgwick, Gino Piserchio, Chuck Wein
Elenco: Edie Sedgwick, Gino Piserchio, Chuck Wein
França | 1971 | 35mm | pb | 107’
O filme apresenta uma longa conversa entre Jean Eustache e a sua avó materna, Odette Robert. Uma espécie de autorretrato por interposta pessoa, que reduz o cinema ao seu dispositivo mais simples, não deixando de o inscrever no seu próprio tecido: o filme acaba quando se acaba a película disponível. "Voilá, c’est fini", é a última coisa que se ouve, quando a tela já está negra. Realizado em 1972, o filme permaneceu inédito até 2003.
Direção e montagem: Jean Eustache
Fotografia: Philippe Théaudière e Adolfo Arrieta
Som: Jean-Pierre Ruh
Elenco: Jean Eustache, Odette Robert e Boris Eustache
Portugal | 1976 | 35mm | cor e pb | 111’
O projeto “Nordeste”, de António Reis e Margarida Cordeiro, de um filme que desse conta da arquitetura e vida do nordeste português, tomou forma com o título de Trás-os-Montes: filme espaço, universo construído, em que se filma um “povo”, uma memória, uma natureza e um longe.
Direção: António Reis e Margarida Cordeiro
Colaboração: Filipe Manuel, José Carvalho
Direção de produção: Pedro Paulo
Fotografia: Acácio de Almeida
Iluminação: João Silva
Montagem: António Reis, Margarida Martins Cordeiro
Som: António Reis, Margarida Martins Cordeiro, João Diogo
Elenco: Albino S. Pedro, Armando Manuel, Carlos Margarido, Luís Ferreira, Adília Cruz Pimentel, Fortunato Pires, Maria da Glória Alves, José Manuel Fernandes, Natália Soeiro, Ilda Almeida, Rosália Comba, Rui Ferreira
Itália/França/Suíça | 1998 | 35mm | pb | 76’
O censurado romance Conversas na Sicília, de Elio Vittorini, publicado em quatro episódios em 1938 e 1939, é a base desse relato sobre um homem que retorna à Sicília para visitar a mãe. Trata-se de uma jornada de iniciação, "uma viagem em quarta dimensão por sua infância", diz ele. Não apenas para reviver palavras, pessoas, lugares, barulhos, sensações e odores dos seus 7 anos, mas principalmente para compreender a si mesmo. Ele reencontra a mãe, que não vê há 15 anos, desde que partiu para o Norte da Itália, e tenta obter respostas para questões e fatos que ainda perturbam suas memórias, como a imagem do pai morto. Nesse retorno, ele confronta também uma realidade de corrupção e traições, diferente de suas lembranças de criança com a mãe, perdendo-se entre a fúria abstrata e a consciência de sua incapacidade de entender a condição humana.
Direção, roteiro e montagem: Danièle Huillet and Jean-Marie Straub
Fotografia: William Lubtchansky
Som: Louis Houchet
Elenco: Gianni Buscarino, Angela Nugara, Vittorio Vigneri, Carmelo Maddio, Ignazio Trombello, Simone Nucatola, Giovanni Interlandi, Mario Baschieri, Giuseppe Bonta